Novo empreendimento, localizado entre os residenciais Zero e o Um, propõe um modelo de urbanismo voltado à regeneração ambiental
A Artesano Urbanismo inicia o processo de vendas do Artesano Cantalupe, novo empreendimento localizado no bairro de Alphaville, em Santana de Parnaíba. A abertura para compra à vista aconteceu no dia 25 de outubro e o lançamento geral está marcado para 8 de novembro.
Com mais de 500 mil m² de área total, o projeto foi concebido para integrar natureza, infraestrutura e bem-estar, propondo um modelo de urbanismo voltado à regeneração ambiental. Localizado entre os Residenciais Zero e Um, o Cantalupe reúne 322 lotes residenciais, áreas verdes distribuídas por todo o empreendimento e um clube interno com espaços de lazer, esporte e convivência.
O condomínio foi desenvolvido em parceria com RMAA Arquitetura, Cardim Arquitetura Paisagística e MPD Engenharia. O residencial incorpora soluções sustentáveis como o uso de madeira engenheirada nas construções, energia solar e reaproveitamento de água da chuva. Prevê ainda a criação de um viveiro próprio, que também servirá como estande de vendas e terá papel fundamental na regeneração da vegetação local, assegurando que o paisagismo seja formado predominantemente por espécies nativas, uma proposta inédita no setor imobiliário.
O projeto inclui a urbanização de um parque linear ao longo do Córrego do Garcia, na área do empreendimento, e a criação de novas avenidas que irão melhorar a mobilidade e a integração urbana. Além disso, o Instituto Artesano, vem fazendo um diagnóstico da situação ambiental do Córrego, buscando áreas em que ele possa ser enriquecido com vegetação.
Sobre a Artesano Urbanismo
Desde sua fundação em 2017, Artesano Urbanismo se dedica a transformar o mercado imobiliário brasileiro, unindo tradição, experiência e inovação em cada projeto. Com pilares baseados em urbanismo regenerativo e qualidade, a marca se consolida como referência em urbanismo de alto padrão.
Sobre os sócios da Artesano
Renato Albuquerque Engenheiro e arquiteto com 66 anos de trajetória, é um dos nomes mais respeitados na construção civil e no urbanismo brasileiro. Sócio-fundador da Albuquerque, Takaoka, foi pioneiro em projetos como o Condomínio Ilhas do Sul e o conceito Alphaville, que introduziu o urbanismo sustentável no Brasil nos anos 1970, deixando um legado inovador e duradouro no setor. Nuno Lopes Alves é advogado e empreendedor, cofundador da Alphaville Urbanismo em 1995, após parceria com Renato de Albuquerque, e foi essencial na expansão da empresa, que alcançou mais de 60 milhões de metros quadrados em 18 anos, transformando o mercado imobiliário brasileiro. Marcelo Willer é arquiteto e urbanista com mestrado em História das Cidades, atuou como professor e desenvolveu projetos no Brasil e no exterior. Liderou a expansão da Alphaville Urbanismo como Diretor de Negócios e CEO entre 2000 e 2018.
Sobre MPD Engenharia
Fundada por Mauro Piccolotto Dottori em 1982, a MPD Engenharia destaca-se no mercado da Construção Civil há mais de 40 anos e atua em diversos segmentos, incluindo industrial, comercial, residencial, educacional, saúde, corporativo e lazer. Além disso, operamos como incorporadora desde 1989, nos especializando em imóveis de médio e alto padrão, caracterizados por sua distinta qualidade construtiva e arquitetônica.