Instituto Verdescola e Bloco Samdosa se unem em um Carnaval sustentável no Litoral Norte

Ação transforma tampinhas recolhidas durante o desfile do bloco em uma ação de educação ambiental

O Carnaval no Litoral Norte de São Paulo vai ganhar um novo significado em 2026. O Instituto Verdescola e o Bloco Samdosa se unem em uma ação que vai transformar festa em consciência. Nos dias 14 de fevereiro, em Camburi, e 17 de fevereiro, em Maresias, durante os desfiles do bloco, tampinhas plásticas serão recolhidas e destinadas a projetos de educação ambiental com os atendidos pelo Instituto.

Durante os dias de bloco, integrantes do Verdescola, identificados por abadás, estarão no evento recolhendo garrafas plásticas e tampinhas. Futuramente, esse material será transformado em chaveiros, porta copos e até obras de arte, através do Ateliê de Reciclagem, um projeto do Instituto que tem como objetivo a redução dos impactos do plástico no meio ambiente.

“O Ateliê de Reciclagem é uma forma muito concreta de mostrar para os atendidos que eles também são agentes de transformação. Quando a gente pega algo que seria descartado e transforma em objeto, em aprendizado, a gente está falando de sustentabilidade, de consciência e de futuro.”, afirma Letícia Nepomuceno, Coordenadora Desenvolvimento Integral do Instituto Verdescola.

A ação faz parte do conceito “Samba da Natureza”, iniciativa do Verdescola que une cultura e educação ambiental, mostrando que o Carnaval também pode ser um espaço de consciência e transformação social. A proposta é garantir que a alegria da folia não deixe rastros na natureza. 

Bloco de samba da Costa Sul do Litoral Norte, o Samdosa une música, cultura e responsabilidade ambiental em cada uma de suas apresentações. O grupo se destaca por promover um Carnaval conectado ao território e com cuidado com o meio ambiente. “Unir a tradição da cultura carnavalesca a uma consciência que promove a reciclagem e a conservação do meio ambiente, por meio de ações locais, nos conecta a um movimento global de economia circular e sustentável no lugar em que vivemos e amamos. Quem ama, cuida!”, afirma Edson Lobato, Presidente do Bloco Samdosa.

A ação reforça o papel do Instituto Verdescola como um dos principais agentes de educação ambiental e inclusão social do Litoral Norte. Presente em São Sebastião desde 2008, o Instituto atua com atendidos de 4 a 17 anos e com jovens e adultos, unindo cultura, sustentabilidade e formação cidadã. Durante o Carnaval, o público poderá conhecer mais sobre o projeto por meio do QR Code nos abadás da equipe e no site da instituição.

Sobre o Instituto Verdescola

O Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, com atuação em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, desde 2008. Com uma equipe multidisciplinar, promove ações de educação complementar e inclusão social para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, e cursos de qualificação e inserção no mundo do trabalho para jovens e adultos. O Instituto promove, também, diversas iniciativas de preservação ambiental na região e oferece serviços à comunidade articulados com as políticas públicas de assistência social e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *